Não confunda Marketing com Publicidade

-

No dia 19 de junho foi celebrado o dia Mundial do Profissional de Marketing, então é um mais do que oportuno para começar a Coluno Mercado e Negócios com o pé direito, na verdade com os dois pés, falando sobre um grande equívoco que as pessoas cometem ao confundir os termos marketing, publicidade e propaganda. Afinal, qual a diferença?

Tem muita gente vendendo gato por lebre por aí.

Segundo Marcos Cobra, autor de vários livros nas áreas de Marketing e Administração, “Marketing” é uma expressão que deriva do latim “mercari” que significa “Comércio”, “mercado”.

A publicidade deriva do latim “publicus”, que quer dizer “tornar uma ideia ou fato público”.

A propaganda deriva do latim “propagare”, que significa propagar, multiplicar.

Esses conceitos são extremamente técnicos, porém percebe-se nitidamente a diferença entre os três.

Trocando em miúdos, o Marketing é responsável pela criação de toda estratégia que acompanha do desenvolvimento à comercialização de um produto ou serviço, e cabe à Publicidade e Propaganda implementar tais ideias.

O “papa” do Marketing, Kotler, costumava dizer que a propaganda é apenas a ponta do iceberg de um todo gigantesco chamado Marketing.

O marketing ultrapassa o trabalho da comunicação. Ele detecta o que falta na vida dos consumidores (às vezes, coisas impensáveis) e transforma essas necessidades em produtos, serviços, idéias… que vão muito além da satisfação.

O Marketing, a Publicidade e a Propaganda são a combinação que além de perfeita é necessária, Um não funciona sem o outro! Estão ligados.

Em um mundo globalizado, num mercado altamente competitivo onde a informação voa (não anda mais) a uma velocidade absurda, a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e tornou-se quesito básico. Daí o casamento perfeito; Marketing, Publicidade e Propaganda: juntinhos até que a morte os separe. E felizes para sempre!

Sua empresa não precisa só de propaganda, sua não precisa de mais publicidade. Você precisa de marketing estratégico que alcance clientes potências através das ideias certas. Então pare de gastar dinheiro cm comunicação e divulgação “oba oba” e sem resultados, procure um  Profissional de marketing que estude seu negócio, e alcance seus clientes da forma correta.