Começa a Semana do Museu de Pico

-

A professora Elaine Pacheco, que faz parte da organização fala sobre o papel do Museu na sociedade a importância do evento. Confira o vídeo abaixo.

A Semana Nacional do Museu é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus.

Em Picos o Museu Ozildo Albano também enfrenta tais desafios e nesta quarta-feira, por volta das 17 horas deu início a programação que segue até sexta-feira. O evento também levanta a proposta da campanha nacional de Promover, divulgar e valorizar os museus, aumentar o público visitante e Intensificar a relação dos museus com a sociedade. E essa é a principal preocupação do Ibram em 2017 na campanha da XV Semana Nacional do Museu, com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Abertura da Semana do Museu em Picos.

Além de um lugar de memórias o Museu é também o guardião da identidade histórica e cultural de um povo. Mas tal importância não é devidamente apresentada de forma atrativa para atrair o interesse público, e assim os museus vem se transformando em meros objetos de estudos acadêmicos e lugar de visitas esporádicas.