CREAS realiza palestras sobre abusos sexuais nas escolas

-

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS está realizando palestras nas escolas públicas e particulares de Picos sobre como identificar abusos sexuais contra crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas por ocasião do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Nessa semana são realizadas campanhas contra esse tipo de crime em todo o país. Em Picos as palestras são realizadas e forma lúdica, buscando abordar o assunto de maneira branda, orientando as crianças sobre como identificar e denunciar os abusos sexuais.  A coordenadora do CREAS, Carla Sandra, fala sobre o assunto e explica como fazer denúncias sobre este tipo de crime. Confira o áudio com entrevista:

Coordenadora do CREAS, Carla Sandra – Foto: Arquivo Pessoal.